PROJETO P&DI – MISE-EN-SCÈNE ESTEREOSCÓPICA

Desde muito cedo a Durand Creator, através da sua fundadora Priscilla Durand, vem se destacado no cinema e na inovação. A sua essência trás projetos imersivos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. 

Em 2012 dirigimos o primeiro curta em 3D estereoscópico da Paraíba, chamado 5 Minutos (Priscilla Durand, 2012). Um curta experimental de trabalho de conclusão de curso que testou as possibilidades estilísticas do cinema em 3D estereoscópico.

O curta foi feito em parceria com o LAVID (laboratório de aplicação de vídeo digital) da UPFB (Universidade Federal da Paraíba). Esse lab foi responsável, por exemplo, pela criação do Ginga para TV digital interativa e também estava em desenvolvimento de um player chamado ‘Fogo Player’ para transmissão de vídeos em 3D 4K em tempo real.

O projeto de conclusão do curso bem como o Lavid podem ser conferidos através dos links abaixo:

Lavid: http://lavid.ufpb.br/ Curta 5 Minutos: https://vimeo.com/33761059

Fonte: https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/cinco-minutos-em-3d/

Mais adiante em 2018 desenvolvemos o projeto de mestrado intitulado Do Truque a Imersão: o uso do 3D em Disque M para matar (1954) e Gravidade (2013).

A dissertação procurava estabelecer uma progressão estilísticas dos filmes em cinema 3D estereoscópicos da década de 50 para os atuais. Diante desse contexto através de um estágio de mobilidade discente aprovado pela FACEPE (Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco) desenvolvemos uma metodologia de análise para filmes em cinema 3D estereoscópico.

Esse projeto de pesquisa permitiu que durante dois meses, em parceria com o programa de pós-graduação em comunicação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e o grupo de pesquisa GENE (Grupo de Narrativas Emergentes) do programa de imagem e som da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) tal projeto fosse realizado.

A dissertação e artigo podem ser conferidos nos links  a seguir:

https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31724 (dissertação)

https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2020.222.10 

Integração entre Cinema, Produções

Inovação e Realidades Estendidas

Contato:

contatodurandcreator@gmail.com

© 2024 – Durand Creator – Criado com amor por Web Your Site